APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE EMOÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
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Para esse fim, no Brasil, foi criado o Programa Saúde na Escola como estratégia de aproximação com a comunidade escolar. Objetivo: Aplicar a aprendizagem baseada em problemas como estratégia educativa sobre emoções e mecanismos de enfrentamento em saúde mental na adolescência. Método: A estratégia de educação em saúde desenvolvida foi a aprendizagem baseada em problemas. Participaram 50 estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola de referência em ensino do Recife, Pernambuco. Os participantes foram divididos em grupos de cinco alunos. Os facilitadores vestiram roupas com cores temáticas, cada uma representando uma emoção, para facilitar a identificação visual pelos estudantes. Resultados: Os participantes relataram situações e problemas oriundos de suas vivências familiares e relacionamentos interpessoais. Alguns verbalizaram que preferiam dormir ou acessar redes sociais para evitar lidar com os problemas, caracterizando um mecanismo de fuga. 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