DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVA PARA VÍDEO EDUCATIVO SOBRE TRABALHO DE PARTO PARA PESSOAS SURDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121888 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVA PARA VÍDEO EDUCATIVO SOBRE TRABALHO DE PARTO PARA PESSOAS SURDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: A comunicação eficaz com mulheres surdas durante a gravidez fortalece o vínculo profissional-paciente, promovendo confiança e garantindo que informações essenciais sejam compreendidas, respeitando a autonomia da gestante e assegurando cuidados adequados durante toda a gestação. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de narrativa para vídeo educativo sobre trabalho de parto para surdas. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, acerca do processo de desenvolvimento de narrativa para vídeo educativo sobre trabalho de parto para surdas, fruto da pesquisa realizada no Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2023. Resultados: A partir de entrevistas com mulheres surdas sobre o tema, identificou-se a necessidade de maior conhecimento acerca da temática, mesmo estas mulheres já terem vivenciado o processo gravídico. Com base nisso, elaborou-se uma narrativa e roteiro para um vídeo educativo, posteriormente validados remotamente por especialistas, que sugeriram ajustes para aprimorar a compreensão das surdas. Foram realizados os ajustes e posteriormente, produziremos o vídeo. Conclusão: A criação e validação da narrativa para o vídeo educativo demonstram a importância de considerar as necessidades específicas das mulheres surdas, garantindo acesso à informação de saúde de forma clara e eficaz, com apoio de especialistas. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As contribuições para a enfermagem e saúde incluem a promoção de comunicação mais inclusiva e acessível para pessoas surdas, melhorando a segurança e qualidade da assistência, o vínculo e o entendimento sobre temas de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID40_TB49_07042025231106.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA AUGUSTO MELO" "autor_nome_curto" => "Eduarda Melo" "autor_email" => "eduarda.melo@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121888 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 40 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVA PARA VÍDEO EDUCATIVO SOBRE TRABALHO DE PARTO PARA PESSOAS SURDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: A comunicação eficaz com mulheres surdas durante a gravidez fortalece o vínculo profissional-paciente, promovendo confiança e garantindo que informações essenciais sejam compreendidas, respeitando a autonomia da gestante e assegurando cuidados adequados durante toda a gestação. Objetivo: Descrever o processo de desenvolvimento de narrativa para vídeo educativo sobre trabalho de parto para surdas. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, acerca do processo de desenvolvimento de narrativa para vídeo educativo sobre trabalho de parto para surdas, fruto da pesquisa realizada no Mestrado em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2023. Resultados: A partir de entrevistas com mulheres surdas sobre o tema, identificou-se a necessidade de maior conhecimento acerca da temática, mesmo estas mulheres já terem vivenciado o processo gravídico. Com base nisso, elaborou-se uma narrativa e roteiro para um vídeo educativo, posteriormente validados remotamente por especialistas, que sugeriram ajustes para aprimorar a compreensão das surdas. Foram realizados os ajustes e posteriormente, produziremos o vídeo. Conclusão: A criação e validação da narrativa para o vídeo educativo demonstram a importância de considerar as necessidades específicas das mulheres surdas, garantindo acesso à informação de saúde de forma clara e eficaz, com apoio de especialistas. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: As contribuições para a enfermagem e saúde incluem a promoção de comunicação mais inclusiva e acessível para pessoas surdas, melhorando a segurança e qualidade da assistência, o vínculo e o entendimento sobre temas de saúde." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID40_TB49_07042025231106.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA AUGUSTO MELO" "autor_nome_curto" => "Eduarda Melo" "autor_email" => "eduarda.melo@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }