ESTÍMULO À ADOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS: ESTRATÉGIAS PARA UMA VIDA EQUILIBRADA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121917 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "ESTÍMULO À ADOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS: ESTRATÉGIAS PARA UMA VIDA EQUILIBRADA" "resumo" => "Introdução: A estimulação de práticas alimentares saudáveis desde a infância é essencial para o bem estar físico e mental. O contato precoce com informações nutricionais de forma didática contribui para o aprendizado significativo e mudança de hábitos. Método: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência. A ação ocorreu na Escola Estadual Conselheiro Samuel Mac Dowell, Camaragibe-PE. O principal objetivo foi demonstrar aos estudantes a importância de ter um estilo ?de vida equilibrado por meio da melhora da percepção do que é alimentação saudável. Foi utilizada abordagem dinâmica e interativa com auxílio de material visual em slides e apresentação de rótulos, p?ara tornar mais fácil a compreensão dos alunos. Durante a apresentação? os alunos tiveram a chance de fazer perguntas e participar dos debates que ajudaram a desenvolver uma melhor interação. Também utilizou-se de gamificação (quiz interativo) para fixação do conteúdo e aumento do potencial de aprendizagem significativa. Resultados: Um dos maiores desafios foi conseguir a atenção dos alunos em meio à rotina? escolar e fazer com que eles fossem participativos, entretanto, o uso das ferramentas didático-pedagógicas proporcionaram um ambiente de aprendiza?do leve? e ?dinâmico. No fim, foram distribuídos folhetos de informação com dicas úteis para ajudar a fixar o conteúdo e foi estimulado que os participantes compartilhassem o que aprenderam com seus familiares. Perce?b?e?u-se um interesse real dos alunos, que? demonstraram partici?pação ativa e vontade de? ad?otar os há?bitos que foram falad?o?s. Conclusão: A experiência adquirida com o desenvolvimento e implementação de metodologias ativas enfatiza a importância de investir em práticas não tradicionais que potencializem o aprendizado em saúde. Pequenas ações podem gerar grandes impactos ao incentivar escolhas saudáveis em adolescentes. O uso de metodologias ativas potencializa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID260_TB86_19042025183519.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SILVA ARQUINO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanaarquino@outlook.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121917 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 260 "titulo" => "ESTÍMULO À ADOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS: ESTRATÉGIAS PARA UMA VIDA EQUILIBRADA" "resumo" => "Introdução: A estimulação de práticas alimentares saudáveis desde a infância é essencial para o bem estar físico e mental. O contato precoce com informações nutricionais de forma didática contribui para o aprendizado significativo e mudança de hábitos. Método: Trata-se de um estudo qualitativo descritivo do tipo relato de experiência. A ação ocorreu na Escola Estadual Conselheiro Samuel Mac Dowell, Camaragibe-PE. O principal objetivo foi demonstrar aos estudantes a importância de ter um estilo ?de vida equilibrado por meio da melhora da percepção do que é alimentação saudável. Foi utilizada abordagem dinâmica e interativa com auxílio de material visual em slides e apresentação de rótulos, p?ara tornar mais fácil a compreensão dos alunos. Durante a apresentação? os alunos tiveram a chance de fazer perguntas e participar dos debates que ajudaram a desenvolver uma melhor interação. Também utilizou-se de gamificação (quiz interativo) para fixação do conteúdo e aumento do potencial de aprendizagem significativa. Resultados: Um dos maiores desafios foi conseguir a atenção dos alunos em meio à rotina? escolar e fazer com que eles fossem participativos, entretanto, o uso das ferramentas didático-pedagógicas proporcionaram um ambiente de aprendiza?do leve? e ?dinâmico. No fim, foram distribuídos folhetos de informação com dicas úteis para ajudar a fixar o conteúdo e foi estimulado que os participantes compartilhassem o que aprenderam com seus familiares. Perce?b?e?u-se um interesse real dos alunos, que? demonstraram partici?pação ativa e vontade de? ad?otar os há?bitos que foram falad?o?s. Conclusão: A experiência adquirida com o desenvolvimento e implementação de metodologias ativas enfatiza a importância de investir em práticas não tradicionais que potencializem o aprendizado em saúde. Pequenas ações podem gerar grandes impactos ao incentivar escolhas saudáveis em adolescentes. O uso de metodologias ativas potencializa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID260_TB86_19042025183519.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA SILVA ARQUINO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanaarquino@outlook.com.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }