DIAGNÓSTICO SITUACIONAL SOBRE AS DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL EM ESCOLARES
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121988 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "DIAGNÓSTICO SITUACIONAL SOBRE AS DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL EM ESCOLARES" "resumo" => "Introdução: O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia a conhecer os problemas e as necessidades sociais como a necessidade de saúde. Objetivo: Realizar o diagnóstico situacional sobre as demandas de saúde mental em escolares. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por quatro discentes e uma docente de um programa de pós-graduação em enfermagem, durante uma atividade em uma escola estadual do ensino médio em Recife-PE, no mês de março de 2025. Iniciou-se com uma abordagem previamente discutida entre os pesquisadores, cada um se apresentou à turma e procedeu-se com uma dinâmica de passar uma bola de papel entre os estudantes para que se apresentassem, mencionando nome, idade e inspirações profissionais. Em seguida, foi explicado o propósito da visita à turma: Realizar um levantamento relacionado às questões de saúde pertinentes à realidade dos estudantes. Resultados: Diante do diagnóstico situacional, observou-se que o perfil da turma era composto por 21 alunos (7 do sexo feminino e 14 do sexo masculino). A média de idade foi de 17 anos, e as profissões mais mencionadas foram administração, psicologia e polícia. Quando questionados acerca das questões de saúde que consideravam mais relevantes, emergiu dentre as falas, o tema de saúde mental relacionada, em especial, ao uso do celular. Os escolares externalizaram a angústia pela retirada recente dos smartphones no ambiente escolar. Conclusão: O envolvimento dos discentes no processo de diagnóstico fortaleceu o papel ativo dos mesmos no levantamento e na discussão sobre as demandas de saúde mental, no que tange ao impacto do uso de tecnologias e a angústia associada à retirada dos celulares Contribuições/Implicações para a Enfermagem ou Saúde: O desenvolvimento de diagnósticos situacionais das necessidades de saúde dos escolares favorecem a participação no contexto da saúde mental e no desenvolvimento dos pesquisadores em saúde." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID178_TB166_24042025004243.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY NASCIMENTO PESSOA LINS" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "enfemillylins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121988 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "DIAGNÓSTICO SITUACIONAL SOBRE AS DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL EM ESCOLARES" "resumo" => "Introdução: O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia a conhecer os problemas e as necessidades sociais como a necessidade de saúde. Objetivo: Realizar o diagnóstico situacional sobre as demandas de saúde mental em escolares. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por quatro discentes e uma docente de um programa de pós-graduação em enfermagem, durante uma atividade em uma escola estadual do ensino médio em Recife-PE, no mês de março de 2025. Iniciou-se com uma abordagem previamente discutida entre os pesquisadores, cada um se apresentou à turma e procedeu-se com uma dinâmica de passar uma bola de papel entre os estudantes para que se apresentassem, mencionando nome, idade e inspirações profissionais. Em seguida, foi explicado o propósito da visita à turma: Realizar um levantamento relacionado às questões de saúde pertinentes à realidade dos estudantes. Resultados: Diante do diagnóstico situacional, observou-se que o perfil da turma era composto por 21 alunos (7 do sexo feminino e 14 do sexo masculino). A média de idade foi de 17 anos, e as profissões mais mencionadas foram administração, psicologia e polícia. Quando questionados acerca das questões de saúde que consideravam mais relevantes, emergiu dentre as falas, o tema de saúde mental relacionada, em especial, ao uso do celular. Os escolares externalizaram a angústia pela retirada recente dos smartphones no ambiente escolar. Conclusão: O envolvimento dos discentes no processo de diagnóstico fortaleceu o papel ativo dos mesmos no levantamento e na discussão sobre as demandas de saúde mental, no que tange ao impacto do uso de tecnologias e a angústia associada à retirada dos celulares Contribuições/Implicações para a Enfermagem ou Saúde: O desenvolvimento de diagnósticos situacionais das necessidades de saúde dos escolares favorecem a participação no contexto da saúde mental e no desenvolvimento dos pesquisadores em saúde." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID178_TB166_24042025004243.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY NASCIMENTO PESSOA LINS" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "enfemillylins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }