Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL SOBRE AS DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL EM ESCOLARES

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia a conhecer os problemas e as necessidades sociais como a necessidade de saúde. Objetivo: Realizar o diagnóstico situacional sobre as demandas de saúde mental em escolares. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por quatro discentes e uma docente de um programa de pós-graduação em enfermagem, durante uma atividade em uma escola estadual do ensino médio em Recife-PE, no mês de março de 2025. Iniciou-se com uma abordagem previamente discutida entre os pesquisadores, cada um se apresentou à turma e procedeu-se com uma dinâmica de passar uma bola de papel entre os estudantes para que se apresentassem, mencionando nome, idade e inspirações profissionais. Em seguida, foi explicado o propósito da visita à turma: Realizar um levantamento relacionado às questões de saúde pertinentes à realidade dos estudantes. Resultados: Diante do diagnóstico situacional, observou-se que o perfil da turma era composto por 21 alunos (7 do sexo feminino e 14 do sexo masculino). A média de idade foi de 17 anos, e as profissões mais mencionadas foram administração, psicologia e polícia. Quando questionados acerca das questões de saúde que consideravam mais relevantes, emergiu dentre as falas, o tema de saúde mental relacionada, em especial, ao uso do celular. Os escolares externalizaram a angústia pela retirada recente dos smartphones no ambiente escolar. Conclusão: O envolvimento dos discentes no processo de diagnóstico fortaleceu o papel ativo dos mesmos no levantamento e na discussão sobre as demandas de saúde mental, no que tange ao impacto do uso de tecnologias e a angústia associada à retirada dos celulares Contribuições/Implicações para a Enfermagem ou Saúde: O desenvolvimento de diagnósticos situacionais das necessidades de saúde dos escolares favorecem a participação no contexto da saúde mental e no desenvolvimento dos pesquisadores em saúde.

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