Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

CÍRCULO DE CULTURA SOBRE SER ADOLESCENTE: A VOZ DOS PROTAGONISTAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121886
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 246
    "titulo" => "CÍRCULO DE CULTURA SOBRE SER ADOLESCENTE: A VOZ DOS PROTAGONISTAS"
    "resumo" => "Introdução: A adolescência é caracterizada pelas mudanças físicas, psicológicas e ambientais, que estão intimamente ligadas ao contexto histórico, cultural e social em que ocorre. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes em idade escolar sobre a experiência de ser adolescente. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, focado na análise do conteúdo de Bardin. A coleta foi realizada com círculos de cultura, envolvendo 17 adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, de uma escola municipal de Recife e de uma escola com uma comunidade remanescente quilombola em Passira, Pernambuco. O estudo foi aprovado sob o CAAE de n° 33605320.40000.5208. Resultados: Foram obtidas duas categorias temáticas: Percepção sobre o processo de construção identitária em ‘ser adolescente’ e Desenvolvimento do potencial dos adolescentes advém de suas histórias de vida e das relações coletivas. As oscilações durante o processo do adolescer provocam mudanças fisiológicas, psíquicas e sociais que interferem nas interações e percepções da vida, contribuindo para a estruturação de um posicionamento crítico enquanto cidadão para o desenvolvimento ético e consciente das responsabilidades. As construções sociais e a postura conservadora focalizam a capacidade e o desenvolvimento do potencial do adolescente. Esta concepção moldada em paradigmas e dogmas do modelo de produção econômico que promove desigualdade e vulnerabilidades não investe nas potencialidades dos adolescentes e preferem considerar todo o seu contexto de mudanças como rebeldia, a fim de silenciar e reprimir suas escolhas e criatividade.Conclusão: A escola se apresenta como agente de socialização da vida dos jovens, um espaço de cultura de paz, promotora do empoderamento juvenil em saúde pela construção de posturas democráticas e cidadãs."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID246_TB47_07042025225748.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA CECÍLIA SILVA FREITAS DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoriacecilia0601@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121886
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 246
    "titulo" => "CÍRCULO DE CULTURA SOBRE SER ADOLESCENTE: A VOZ DOS PROTAGONISTAS"
    "resumo" => "Introdução: A adolescência é caracterizada pelas mudanças físicas, psicológicas e ambientais, que estão intimamente ligadas ao contexto histórico, cultural e social em que ocorre. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes em idade escolar sobre a experiência de ser adolescente. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, focado na análise do conteúdo de Bardin. A coleta foi realizada com círculos de cultura, envolvendo 17 adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, de uma escola municipal de Recife e de uma escola com uma comunidade remanescente quilombola em Passira, Pernambuco. O estudo foi aprovado sob o CAAE de n° 33605320.40000.5208. Resultados: Foram obtidas duas categorias temáticas: Percepção sobre o processo de construção identitária em ‘ser adolescente’ e Desenvolvimento do potencial dos adolescentes advém de suas histórias de vida e das relações coletivas. As oscilações durante o processo do adolescer provocam mudanças fisiológicas, psíquicas e sociais que interferem nas interações e percepções da vida, contribuindo para a estruturação de um posicionamento crítico enquanto cidadão para o desenvolvimento ético e consciente das responsabilidades. As construções sociais e a postura conservadora focalizam a capacidade e o desenvolvimento do potencial do adolescente. Esta concepção moldada em paradigmas e dogmas do modelo de produção econômico que promove desigualdade e vulnerabilidades não investe nas potencialidades dos adolescentes e preferem considerar todo o seu contexto de mudanças como rebeldia, a fim de silenciar e reprimir suas escolhas e criatividade.Conclusão: A escola se apresenta como agente de socialização da vida dos jovens, um espaço de cultura de paz, promotora do empoderamento juvenil em saúde pela construção de posturas democráticas e cidadãs."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID246_TB47_07042025225748.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA CECÍLIA SILVA FREITAS DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoriacecilia0601@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: A adolescência é caracterizada pelas mudanças físicas, psicológicas e ambientais, que estão intimamente ligadas ao contexto histórico, cultural e social em que ocorre. Objetivos: Compreender a percepção dos adolescentes em idade escolar sobre a experiência de ser adolescente. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, focado na análise do conteúdo de Bardin. A coleta foi realizada com círculos de cultura, envolvendo 17 adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, de uma escola municipal de Recife e de uma escola com uma comunidade remanescente quilombola em Passira, Pernambuco. O estudo foi aprovado sob o CAAE de n° 33605320.40000.5208. Resultados: Foram obtidas duas categorias temáticas: Percepção sobre o processo de construção identitária em ‘ser adolescente’ e Desenvolvimento do potencial dos adolescentes advém de suas histórias de vida e das relações coletivas. As oscilações durante o processo do adolescer provocam mudanças fisiológicas, psíquicas e sociais que interferem nas interações e percepções da vida, contribuindo para a estruturação de um posicionamento crítico enquanto cidadão para o desenvolvimento ético e consciente das responsabilidades. As construções sociais e a postura conservadora focalizam a capacidade e o desenvolvimento do potencial do adolescente. Esta concepção moldada em paradigmas e dogmas do modelo de produção econômico que promove desigualdade e vulnerabilidades não investe nas potencialidades dos adolescentes e preferem considerar todo o seu contexto de mudanças como rebeldia, a fim de silenciar e reprimir suas escolhas e criatividade.Conclusão: A escola se apresenta como agente de socialização da vida dos jovens, um espaço de cultura de paz, promotora do empoderamento juvenil em saúde pela construção de posturas democráticas e cidadãs.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.