PROBLEMATIZAÇÃO, RODA DE CONVERSA E INCLUSÃO DE IDOSOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121852 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 8 "titulo" => "PROBLEMATIZAÇÃO, RODA DE CONVERSA E INCLUSÃO DE IDOSOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O envelhecimento constitui uma realidade global que demanda esforços governamentais para garantir assistência à saúde, inclusão socioeducacional e qualidade de vida aos idosos. No âmbito educacional, o fortalecimento de vínculos interpessoais, a aprendizagem coletiva e a troca de experiências, configura-se como estratégia para o desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, a problematização e as rodas de conversa emergem como ferramentas capazes de estimular a reflexão crítica e o empoderamento dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de intervenções educativas realizadas em rodas de conversa com idosos assistidos pelo Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na perspectiva da problematização durante o estágio docente, entre os meses de janeiro a março de 2025 no curso de Doutorado em Enfermagem da UFPE . As rodas de conversa foram conduzidas com base no referencial freireano, pautado na problematização, que visa promover o diálogo e a interação entre os participantes na construção de saberes. Resultados: Destacaram-se as vivências protagonizadas pelos idosos. Na abordagem inicial, observaram-se relatos que evidenciaram fragilidades nos âmbitos familiar, social e emocional. Diante disso, reforçou-se a importância de um espaço dedicado ao estímulo do diálogo na terceira idade. Consequentemente, constituiu-se um grupo terapêutico, que discutiu temas propostos pelos próprios participantes. O grupo reuniu-se semanalmente, atendendo à demanda espontânea, e abordou tópicos como: Funções psíquicas; Ansiedade; Depressão e Autoimagem. Conclusão: A inserção do idoso em espaços dialógicos visa promover autonomia, conhecimento e integração social, fatores essenciais à manutenção da saúde mental. A problematização e as rodas de conversa são estratégias eficazes para fomentar a inclusão dos idosos. Contribuições para a Enfermagem: A enfermagem, ao implementar ações educativas, objetiva promover a saúde e estimular a participação da população em questões relacionadas à educação e à qualidade de vida." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID8_TB4_29032025180242.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO DIAS DE AMORIM NETO" "autor_nome_curto" => "PAULO DIAS" "autor_email" => "paulo.amorimnt@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121852 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 8 "titulo" => "PROBLEMATIZAÇÃO, RODA DE CONVERSA E INCLUSÃO DE IDOSOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O envelhecimento constitui uma realidade global que demanda esforços governamentais para garantir assistência à saúde, inclusão socioeducacional e qualidade de vida aos idosos. No âmbito educacional, o fortalecimento de vínculos interpessoais, a aprendizagem coletiva e a troca de experiências, configura-se como estratégia para o desenvolvimento cognitivo. Nesse contexto, a problematização e as rodas de conversa emergem como ferramentas capazes de estimular a reflexão crítica e o empoderamento dos idosos. Objetivo: Relatar a experiência de intervenções educativas realizadas em rodas de conversa com idosos assistidos pelo Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido na perspectiva da problematização durante o estágio docente, entre os meses de janeiro a março de 2025 no curso de Doutorado em Enfermagem da UFPE . As rodas de conversa foram conduzidas com base no referencial freireano, pautado na problematização, que visa promover o diálogo e a interação entre os participantes na construção de saberes. Resultados: Destacaram-se as vivências protagonizadas pelos idosos. Na abordagem inicial, observaram-se relatos que evidenciaram fragilidades nos âmbitos familiar, social e emocional. Diante disso, reforçou-se a importância de um espaço dedicado ao estímulo do diálogo na terceira idade. Consequentemente, constituiu-se um grupo terapêutico, que discutiu temas propostos pelos próprios participantes. O grupo reuniu-se semanalmente, atendendo à demanda espontânea, e abordou tópicos como: Funções psíquicas; Ansiedade; Depressão e Autoimagem. Conclusão: A inserção do idoso em espaços dialógicos visa promover autonomia, conhecimento e integração social, fatores essenciais à manutenção da saúde mental. A problematização e as rodas de conversa são estratégias eficazes para fomentar a inclusão dos idosos. Contribuições para a Enfermagem: A enfermagem, ao implementar ações educativas, objetiva promover a saúde e estimular a participação da população em questões relacionadas à educação e à qualidade de vida." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID8_TB4_29032025180242.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO DIAS DE AMORIM NETO" "autor_nome_curto" => "PAULO DIAS" "autor_email" => "paulo.amorimnt@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }