Neste texto, apresentamos uma pesquisa de mestrado em andamento, integrante do Programa PRODOCENCIA/UEPB, que tem como propósito analisar os processos e práticas pedagógicas do educador matemático em formação utilizando a Plataforma Moodle. Esta pesquisa está sendo realizada com os educadores em formação do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual da Paraíba, da componente curricular Introdução a Informática II. Deste modo, pretendemos analisar as contribuições vivenciadas pelos educadores matemáticos em formação, na elaboração de aulas virtuais com a produção de materiais, de forma colaborativa e reflexiva, podendo auxiliar na construção do seu conhecimento profissional. É desta interface da educação matemática com as tecnologias da informação e comunicação que situamos a presente pesquisa que, integrante do Programa PRODOCENCIA, tem como propósito analisar os processos e práticas pedagógicas do professor de Matemática em formação. Além do mais contribuir para um repensar sobre a concepção de cursos de formação de professores, seus projetos pedagógicos e suas grades curriculares, numa perspectiva que, para além das práticas pedagógicas já existentes, incorpore a diversidade de outras práticas.