MATA, Luana Da et al.. . Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/11561>. Acesso em: 13/11/2024 08:09
O presente trabalho configura-se como um relato de experiência resultado de um projeto de intervenção didática desenvolvido na EEF Maria José de Carvalho, Campina Grande/PB, por bolsistas do PIBID/Pedagogia da UEPB, cuja abordagem central foi sobre o Meio Ambiente, mais especificamente a Água. A água sempre foi vista como uma fonte inesgotável, por isso, sempre foi utilizada sem o bom senso de que um dia poderia acabar. Essa ideia surgiu do fato de que o planeta terra é constituído em sua maioria por água, porém grande parte desta, inapropriada para o consumo. A produção excessiva de lixo pela população, a degradação do meio ambiente e a falta de uma política de preservação ambiental, de consciência da população, tem acarretado o desequilíbrio do meio ambiente, resultando na maior crise hídrica já vista em todo o país. Partindo dessa problemática e da compreensão de que os cuidados com o meio ambiente é algo que deve está presente na educação escolar, visto que a criança começa a desenvolver sua capacidade reflexiva na infância, definimos a realização do Projeto: “Água: vamos preservar pra não faltar” objetivando contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica das crianças acerca da importância da água e do seu uso racional, bem como da importância da preservação do meio ambiente para o desenvolvimento de uma vida saudável. Tal trabalho foi desenvolvido a partir do estudo de bibliografias que abordam sobre a temática e da realização de atividades interdisciplinares no decorrer do primeiro semestre de 2015.