Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CALCULADORA, ENSINO BÁSICO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
0 of 0
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11628 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, e durante a aplicação das atividades percebemos esse paradigma ser quebrado pouco a pouco, de modo que os alunos cada vez mais entendiam o real objetivo do uso da calculadora não só na oficina como também nas aulas de Matemática. Como resultados, entendemos que os educandos não compreendiam o uso real da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas pudemos observar por meio das atividades, o início do que esperamos que seja uma desmistificação da presença da calculadora em sala de aula.O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO BÁSICO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID390_30062015223607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE MATIAS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE LOURENÇO" "autor_email" => "roseanelourenco@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11628 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 172 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, e durante a aplicação das atividades percebemos esse paradigma ser quebrado pouco a pouco, de modo que os alunos cada vez mais entendiam o real objetivo do uso da calculadora não só na oficina como também nas aulas de Matemática. Como resultados, entendemos que os educandos não compreendiam o uso real da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas pudemos observar por meio das atividades, o início do que esperamos que seja uma desmistificação da presença da calculadora em sala de aula.O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "CALCULADORA, ENSINO BÁSICO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID390_30062015223607.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE MATIAS LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "ROSEANE LOURENÇO" "autor_email" => "roseanelourenco@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O trabalho em questão retrata uma experiência dos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, e durante a aplicação das atividades percebemos esse paradigma ser quebrado pouco a pouco, de modo que os alunos cada vez mais entendiam o real objetivo do uso da calculadora não só na oficina como também nas aulas de Matemática. Como resultados, entendemos que os educandos não compreendiam o uso real da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas pudemos observar por meio das atividades, o início do que esperamos que seja uma desmistificação da presença da calculadora em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.