Sabemos o quanto a sociedade vem evoluindo gradativamente em ritmo acelerado, onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em diversos âmbitos trazendo consigo modificações para os mesmos. Vivemos a denominada “Era Digital” onde a produção de informação em quantidade e diversidade é uma das suas grandes características. Essa realidade tem refletido diretamente no cotidiano escolar, influenciando nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia. Considerando o rápido crescimento e acesso as tecnologias por todas as classes sociais, o QR Code surge para inovar as comunicações e divulgações de informação. Como foco principal da pesquisa em questão está o uso do QR Code como ferramenta de estudo e recurso didático, tendo como objetivo analisar a viabilidade de aplicação da tecnologia QR Code para a disseminação dos conteúdos de geografia no espaço físico e virtual e verificar a sua utilização para a educação, realizando um levantamento junto ao alunado para compreender sua importância para a sociedade, frequência de uso e praticidade desta ferramenta para a disseminação do conhecimento e acesso rápido de informações. Portanto o presente artigo aborda a utilização deste recurso tecnológico por meio de uma das atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da aplicação e observações na referida escola pudemos levantar e analisar o uso desta ferramenta na educação, elencando dificuldades que inviabilizam seu uso, e compreender esses fatores atribuídos ao ensino da Geografia enquanto disciplina escolar. Esta pesquisa esta pesquisa se encontra em estágio de conclusão.