Podemos observar que ao longo do último século, a difusão de novos meios audiovisuais fez com que estudantes e professores entrassem em contato com imagens inclusive em espaços e tempos escolares. A experiência de assistir a filmes de animação é referenciada comumente como inocente e desinteressada, ocultando as estratégias de formação ativa de sentidos e sensibilidades no que diz respeito a temas importantes à formação, tais como: ética, cidadania, meio ambiente, pluralidade cultural e consumo. Observando que discussões sobre esses temas ainda não fazem parte da formação continuada e inicial dos professores da educação básica, ofertamos um curso de formação sobre como abordar filmes de animação, integrando-os à rotina do trabalho nas salas de aula de uma forma mais satisfatória do que a que vem sendo utilizada até o momento. O presente artigo tem como objetivo registrar e divulgar essa experiência de trabalho professores dos ciclos I/II e na formação inicial de estudantes de licenciaturas, na Cidade de Campina Grande-PB, no primeiro semestre de 2015, promovidas pelo projeto de extensão/PROEX/UEPB “O cinema na Sala de Aula: Assessoria e Capacitação para o Uso Didático-Pedagógico de Filmes nas Escolas Públicas do Ensino Fundamental”.