O avanço das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s) tem possibilitado um grande número de opções metodológicas, que por sua vez, contribuem para que o educador consiga traçar estratégias colaborativas e interativas, que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos educandos. Além disso, tais tecnologias têm o potencial de expandir a capacidade crítica e criativa dos indivíduos, e permite uma maior interação e comunicação entre educandos e educadores. Logo, este trabalho aborda a importância do uso do computador e de suas ferramentas, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a finalidade de contribuir no desenvolvimento das competências necessárias para aprendizagem da leitura e da escrita, de forma dinâmica e atrativa, a partir da realização de um minicurso de alfabetização ofertado para os educandos da EJA de uma escola da rede estadual de ensino no município de Angicos/RN, utilizando a ferramenta "Luz do Saber", que se trata de um software voltado para a educação de Jovens e Adultos, embasado na teoria de Paulo Freire e desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.