Haja vista ser a água uma temática que está atraindo a atenção da sociedade em geral, fazendo parte da Geografia Física, considerada complicada pela maioria dos alunos quando se está lecionando nas escolas de nível básico, considera-se pertinente estimular a construção de conceitos para torná-los significativos no cotidiano dos alunos, sobretudo por verificar-se que as informações divulgadas nas mídias, muitas vezes, não correspondem à realidade ou tentam maquiá-la em virtude de interesses políticos. Mediante o exposto, o presente artigo propõe-se a analisar os desdobramentos de um projeto de intervenção e/ou colaboração desenvolvido no âmbito do Subprojeto Geografia, PIBID/CAPES/UEPB, em turma do 9º ano do Ensino Fundamental da E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, Campina Grande, PB. O mencionado projeto vem sendo desenvolvido ao longo do ano letivo 2015, buscando contribuir para o desenvolvimento da reflexão e consciência social/política dos alunos, a partir de aulas expositivas, debates, realização de dinâmicas e atividades coletivas envolvendo opiniões, pontos de vista, mediações e técnicas enquanto instrumentos da produção do espaço escolar. Como resultados preliminares, verifica-se que os alunos vem desvendando as causas reais dos problemas que o Brasil, mais precisamente a região Semiárida vem enfrentando com a “falta d’água”, na medida em que se vem fomentando discussões sobre tal paisagem, tanto nos aspectos do meio físico, do clima, quanto nas questões sociais e políticas, estimulando-os ao exercício de cidadania.