Tendo em vista a pertinência do processo de ensino de línguas através da contextualização dos conteúdos ministrados em sala de aula, esse trabalho tem como objetivo constatar, através da análise comparativa entre duas aulas de LI, a importância que é envolver os alunos em explicações contextualizadas durante as aulas de leitura, considerando também o conhecimento prévio deles. As aulas em questão foram supervisionadas por um pibidiano durante o período de monitoria do subprojeto PIBID/UEPB Letras-Inglês em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Entre as bases teóricas que serviram de alicerce para este trabalho encontram-se as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), que orienta o ensino de língua estrangeira através da contextualização, Fernandes e Paula (2008) com as estratégias de leitura, Kleiman (2010), que trata a respeito do conhecimento prévio do aluno, e Alves (2011) a qual apresenta perspectivas de leitura. Como resultado, conseguimos constatar a relevância que têm as aulas de leitura de maneira contextualizada, tanto no sentido de desenvolvimento social do aluno, que assume posicionamentos reflexivos e críticos diante das situações expostas em sala, como por tornar-se um fator motivador para que os educandos participem ativamente das aulas.