RESUMO:
As imagens se fazem presentes no cotidiano das pessoas, de formas variadas (fotos, ilustrações, charges, entre outros). Logo as mesmas, enquanto linguagens visuais estão presentes diariamente no caminho da escola, do trabalho, da igreja, dentre outros, constituindo-se como uma das principais linguagens utilizadas pela mídia e indústria cultural. Neste contexto, as mesmas são de grande auxílio para o estudo do conceito de paisagem no ensino da Geografia uma relação existe entre teoria e pratica. A paisagem sendo tudo aquilo que a visão abarca, além de representar uma construção histórica pela humanidade, em diferentes tempos, a partir da transformação da natureza. O objetivo deste trabalho visa á utilização de imagens para a construção do conceito de paisagem no ensino da Geografia, na sala de aula de geografia na escola Severina Alves Barbosa no 6º a 8º ano do Ensino fundamental II . Foram utilizadas as mais variadas imagens para se alcançar as metas do estudo, como fotografias, imagens representadas nos livros didáticos, paisagem local, jornais, revistas, slides, charges, entres outros. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois a utilização do recurso auxiliou para a descrição, interpretação e leitura de paisagens, fomentando a mobilização do pensamento críticos dos alunos, analisando assim a produção da leitura através do olhar e, como conseqüência, o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Imagens. Paisagem