Há tempos, nas décadas de 1960 e 1970, se busca mudanças no ensino de ciências. Em função disso diferentes metodologias têm sido discutidas e estudadas a fim de promover uma elevação no nível de aprendizagem. No presente trabalho foi escolhida como estratégia pedagógica a oficina experimental, que na maioria das vezes é um espaço no qual o professor assume a postura de ministrante. No contexto deste trabalho conta com a participação ativa de estudantes. A atividade foi desenvolvida no âmbito do PIBID com estudantes do 1° ano B da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro localizada na cidade de Campina Grande. A OFICINA: A PRÁTICA EXPERIMENTAL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA aconteceu na II SEMANA CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES, evento organizado pela própria escola, entres os dias 18 e 19 de novembro de 2014. A atividade que se originou de aulas práticas de citologia, teve como objetivo principal promover a participação coletiva e o desenvolvimento da autonomia das estudantes por meio da capacidade de compartilhar com outros o conhecimento adquirido, a socialização dos conteúdos. A partir da aplicação de um questionário foi possível observar a importância desse trabalho na vida das estudantes que se mostraram interessadas em aprender além do que foi ensinado em aula e de se perceberem atuantes tanto como estudantes, como cidadãs.