O presente artigo tem o objetivo relatar a experiência de trabalho com o tema transversal de Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) em um curso de formação continuada de professores dos professores dos ciclos I e II do Ensino fundamental e de formação inicial para os licenciandos de IES de Campina Grande-PB, dentro das ações do Projeto de Extensão “O cinema na sala de aula: assessoria e capacitação para o uso didático-pedagógico de filmes nas escolas públicas do ensino fundamental de Campina Grande – PB” (PROEX-UEPB). A proposta do tema transversal de saúde foi abordada a partir do filme de animação “Rio” (2011, dir. Carlos Saldanha), cujo enredo norteou a elaboração das atividades desenvolvidas e a discussão com os presentes. A oficina pedagógica foi precedida de discussão a respeito da utilização do filme como recurso didático-pedagógico e do lugar do cinema na sala de aula como ação educativa e não de entretenimento, a partir da leitura do filme como texto visual, de lançar à imagem as mesmas indagações que lançamos aos textos escritos, a escolha criteriosa de imagens e atividades, dentre outros. Ao final da oficina, avaliamos os alcances da proposta por fichas, nas quais os professores destacaram a relevância e contribuição da proposta para dinamização de sua rotina de sala de aula e a qualidade das sugestões didáticas ofertadas.