Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EJA: A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: APRENDIZADO, ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA Pôster (PO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11743
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 389
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EJA: A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta de ensino da Língua Inglesa na modalidade da EJA utilizando as charges como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que o gênero textual charge consegue veicular um número grande de informações com a utilização de poucas orações, apenas pela associação de imagens com frases curtas e, até mesmo sem frases, em alguns casos a utilização de siglas ou abreviações. Dessa forma, as charges são recursos que permitem ao professor mediar os conteúdos programáticos e acrescentar outros que não podem ser focados com mais ênfase devido a falta de horário necessário para o desenvolvimento dos conteúdos, ou por eles não serem abordados no livro didático. Além disso, promoveremos uma discussão sobre a abordagem da Língua Inglesa, tanto no seu nível formal quanto no informal, ao utilizarmos este gênero discursivo para abordarmos a língua estrangeira que está sendo estudada para que o aluno conheça outros aspectos relacionados ao Inglês e que possa associar o que está aprendendo com o que já conhece. Tendo em vista que estamos tratando de uma proposta para o ensino de língua inglesa, o nosso trabalho é o resultado de um estudo de revisão bibliográfica que está associado à necessidade de desenvolvimentos de um ensino inclusivo que possa aproximar o público atendido pela modalidade EJA de uma segundo língua."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA13_ID1505_30072015160435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "CLARA MAYARA"
    "autor_email" => "clara_may.vasconcelos@hot"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11743
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 389
    "inscrito_id" => 1505
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TURMAS DA EJA: A UTILIZAÇÃO DE CHARGES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE INGLÊS COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta de ensino da Língua Inglesa na modalidade da EJA utilizando as charges como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que o gênero textual charge consegue veicular um número grande de informações com a utilização de poucas orações, apenas pela associação de imagens com frases curtas e, até mesmo sem frases, em alguns casos a utilização de siglas ou abreviações. Dessa forma, as charges são recursos que permitem ao professor mediar os conteúdos programáticos e acrescentar outros que não podem ser focados com mais ênfase devido a falta de horário necessário para o desenvolvimento dos conteúdos, ou por eles não serem abordados no livro didático. Além disso, promoveremos uma discussão sobre a abordagem da Língua Inglesa, tanto no seu nível formal quanto no informal, ao utilizarmos este gênero discursivo para abordarmos a língua estrangeira que está sendo estudada para que o aluno conheça outros aspectos relacionados ao Inglês e que possa associar o que está aprendendo com o que já conhece. Tendo em vista que estamos tratando de uma proposta para o ensino de língua inglesa, o nosso trabalho é o resultado de um estudo de revisão bibliográfica que está associado à necessidade de desenvolvimentos de um ensino inclusivo que possa aproximar o público atendido pela modalidade EJA de uma segundo língua."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, ENSINO, GÊNEROS TEXTUAIS, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA INGLESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA13_ID1505_30072015160435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "CLARA MAYARA"
    "autor_email" => "clara_may.vasconcelos@hot"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar uma proposta de ensino da Língua Inglesa na modalidade da EJA utilizando as charges como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que o gênero textual charge consegue veicular um número grande de informações com a utilização de poucas orações, apenas pela associação de imagens com frases curtas e, até mesmo sem frases, em alguns casos a utilização de siglas ou abreviações. Dessa forma, as charges são recursos que permitem ao professor mediar os conteúdos programáticos e acrescentar outros que não podem ser focados com mais ênfase devido a falta de horário necessário para o desenvolvimento dos conteúdos, ou por eles não serem abordados no livro didático. Além disso, promoveremos uma discussão sobre a abordagem da Língua Inglesa, tanto no seu nível formal quanto no informal, ao utilizarmos este gênero discursivo para abordarmos a língua estrangeira que está sendo estudada para que o aluno conheça outros aspectos relacionados ao Inglês e que possa associar o que está aprendendo com o que já conhece. Tendo em vista que estamos tratando de uma proposta para o ensino de língua inglesa, o nosso trabalho é o resultado de um estudo de revisão bibliográfica que está associado à necessidade de desenvolvimentos de um ensino inclusivo que possa aproximar o público atendido pela modalidade EJA de uma segundo língua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.