O baixo desempenho dos discentes nos processos seletivos para ingresso nas universidades e/ou faculdades decorre, dentre outros fatores da quantidade de conteúdos que não foram apresentados a estes durante o ensino médio. Ante o exposto, o objetivo desta pesquisa é realizar um mapeamento dos conteúdos ministrados durante o ano letivo pelos professores de química do ensino médio e de ciências do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas públicas da cidade de Arara – PB, sendo uma da rede municipal que atua com o ensino fundamental e as outras da rede estadual (uma atua com o ensino fundamental e a outra com o ensino médio). O instrumento utilizado na coleta de dados foi o questionário composto de perguntas objetivas e subjetivas e aplicado a dois professores de Química do ensino médio e três professores de Ciências do 9º ano do ensino fundamental. Parte das respostas dos professores foi tabulada no Excel 2010 e a partir destas elaborados gráficos, outra organizada em Tabela e as demais foram apresentadas aqui de forma literal. Diante os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se perceber que os professores indagados não conseguem ministrar todo conteúdo programático de Química para o ensino médio e de Ciências para o ensino fundamental, os mesmos citam como motivo para que isso ocorra, a falta de tempo. Notou-se ainda que os professores não ministram assuntos além do que está no conteúdo curricular.