Numa sociedade letrada, em que os textos estão por toda a parte, a prática da leitura constitui uma necessidade para conseguir participar plenamente da vida social, todavia, um número considerável de estudantes revela apatia pela leitura e dessa maneira além de lerem pouco, leem mal e, por consequência, apresentam níveis de proficiência insuficientes no tocante aprendizagem. Neste trabalho apresentamos uma proposta de prática de leitura com obras literárias a ser adotada no cotidiano do ensino básico, a saber, trata-se da formação de um Clube da Leitura, a fim de realizar encontros de leitura literária no espaço escolar. O presente trabalho objetiva contribuir na criação de uma cultura de leitura dentro da escola, com vistas a dá base para que os (as) alunos (as) se tornem sujeitos leitores (as) críticos e sensíveis, bem como ampliar as dimensões que envolvem as competências leitoras, interpretativas e de produção textual por meio do contato com obras literárias e sua leitura integral, individual e compartilhada. Para tanto, é fundamental que os (as) educadores (as) sejam leitores literários contínuos e que saibam seduzirem e/ou formarem novos (as) leitores (as), a fim de que os (as) educandos (as) possam exercer seu direito de serem despertados pelo prazer de ler.