SILVA, Jacklaine De Almeida. Literatura popular na escola. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/11718>. Acesso em: 22/11/2024 18:41
A literatura erudita é, ainda hoje, a privilegiada pela escola, que promove uma elitização das obras literárias, supervalorizando o cânone, o que, muitas vezes, distancia a literatura do aluno. Esse distanciamento é ainda mais evidente quando nos reportamos à literatura popular. Além de pouco contato na escola, o aluno, na maior parte das vezes, só tem a oportunidade de apreciá-la pelo prisma folclórico. No entanto, a literatura popular deve ser evidenciada pelo seu valor e porque também é uma prática da vida cultural do aluno, principalmente o nordestino. É importante que a escola permita ao aluno inserir-se no processo de recepção dos textos literários, especialmente aqueles que fazem parte de sua vivência e cultura, como sujeito marcado histórico e culturalmente, capaz de dialogar com suas próprias experiências. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é mostrar a importância da literatura popular no seio escolar. Para isso, apresentamos uma experiência de leitura de textos de poetas campinenses, realizada em turmas de ensino fundamental, na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada em um bairro periférico da cidade de Campina Grande-PB. Os alunos, através da experiência didática, puderam perceber o valor da literatura para suas vidas e para a comunidade de uma forma geral.