Este estudo é caracterizado como um relatório e, teve como objetivo relatar e discutir as intervenções realizadas em duas escolas públicas deeducação básica, destacando o auxílio do PIBID na formação profissional de uma bolsista de Iniciação à Docência através das atividades realizadas durante o período de três anos.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID tem como um de seus objetivos, incentivar a escolha pela carreira docente valorizando o magistério proporcionando ao aluno vivências (auxiliar as aulas do professor supervisor em sala, planejar aulas, realizar eventos culturais junto com os alunos, entre outros) nas escolas da rede pública de ensino interligando a teoria ministrada no nível superior com a prática no ensino básico. Segundo Nóvoa (1992) estar em formação indica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade que é também uma identidade profissional. Em meio às dificuldades encontradas no ensino público, como por exemplo, as condições precárias da infraestrutura das escolas, o trabalho realizado em grupos objetivou conciliar a teoria e a prática durante as aulas de Educação Física para que os alunos pudessem desenvolver tanto suas capacidades físicas como também as cognitivas, afetivas e sociais. Fugindo de uma Educação Física esportivista, tivemos como norteador o Coletivo de Autores sugerido pelos PCN’s e pelo subprojeto do PIBID de Educação Física, que auxilia o professor apresentando os conteúdos: esporte, jogos, lutas, ginástica e dança, com o objetivo que o aluno dê sentido próprio ao seu campo gestual e se perceba no mundo como agente transformador. Alguns fatores possuem uma forte relevância no cenário educacional, pois acaba sendo mais um obstáculo para o professor que está entrando no mercado de trabalho. Em meio a tantos problemas para uma formação profissional bem desenvolvida, o PIBID vem como uma alternativa, pois proporciona ao aluno a vivência da habilidade de problematização e compreensão do contexto educativo no cotidiano escolar quando este ainda encontra-se em formação.