Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir a apropriação da Literatura de Cordel como ferramenta interdisciplinar com as disciplinas Geografia e Língua Portuguesa no processo de ensino aprendizagem na sala de aula, a partir da experiência vivenciada na com alunos do 7º e 9º ano do ensino fundamental. Em particular sobre a ótica do estudo da região Nordeste, as migração e festividades juninas. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar a experiência desenvolvida no âmbito da escola , a partir da utilização do Cordel como ferramenta para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia nas turmas do 7º e 9º anos na Escola Severina Alves Barbosa localizada no Município de Aroeiras- PB .O trabalho com literatura de Cordel visou promover a construção e reconstrução de alguns conceitos da Geografia escolar, relacionados a região nordeste a partir de elementos do cotidiano, promovendo a intercalação entre as diversas escalas geográficas, como também instigar uma aproximação com a cultura popular, além de incitar os alunos a leitura e produção de cordéis. A metodologia adotada consistiu em intervenção e/ou colaboração nas aulas, inserindo o Cordel. Para o desenvolvimento desse trabalho elaboramos um projeto didático envolvendo as duas disciplinas e executamos nas turmas de 7° e 9° anos no período de dois meses. Como aporte teórico utilizamos Kaercher 2010, Castro Giovanni,2010 , Pinheiro e Marinho 2010, PCN, 2000 entre outros .
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Cordel. Ensino-aprendizagem.