Ciente das limitações e dificuldades em torno do ensino de literatura, como a resistência em ler por parte de muitos alunos, realidade que constitui um dos empecilhos de um trabalho que por si já é árduo, pois ler, analisar, interpretar exige preparação por parte do próprio professor e dos alunos, acreditamos que a abordagem do texto literário deve ser conduzido por uma metodologia que proporcione ao aluno a possiblidade de ampliar seus horizontes a cada texto lido. Assim, o presente trabalho aborda algumas estratégias metodológicas que servirão como ponto de partida para o professor elaborar suas próprias atividades de leitura de narrativas em sala de aula. Sugerimos algumas orientações metodológicas a partir da narrativa Por parte de pai, de Bartolomeu Campos Queirós, conto que tem como diferencial o fato de ser memorialista, pois trata de uma narrativa que aborda as memórias de um menino. O enredo proporciona ao aluno vivenciar uma história que pode fazê-lo sentir, refletir e interpretar sobre vários aspectos, como por exemplo, o tempo, memórias, o amor por um ente querido, os medos que sentimos. Assim, para a elaboração das propostas metodológicas tomamos como base os princípios de poiesis, aisthesis e katharsis apresentados por Jauss e como suporte teórico utilizamos as contribuições do próprio Jauss (1994), Nóbrega (2012), Zilberman (1989), entre outros autores.