Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AULA DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO: REALIDADE NO COTIDIANO DE DUAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11592
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 1488
    "titulo" => "AULA DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO: REALIDADE NO COTIDIANO DE DUAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na disciplina de Química em sala de aula e verificar as concepções dos alunos sobre a realização de experimentos no ensino de Química e sua influência no aprendizado perpassando algumas concepções que os alunos possuem a respeito do tema “Experimentação no Ensino de Química”, além de apresentar algumas dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação ao ensino desta disciplina, e a necessidade de desenvolver atividades experimentais como forma de melhorar o aprendizado. Sabe-se que atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas. Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da realidade de duas escolas públicas estaduais do ensino médio, por meio de levantamento e análise bibliográfica específica e por uma pesquisa quantitativa, em seguida foi possível conhecer a situação das escolas estudadas quanto à existência do laboratório de ciências e sobre a motivação dos alunos do referido tema. Em posse dos resultados, foi recomendado aos docentes, métodos para ajudá-los no desenvolvimento do ensino de Química citando, por exemplo, algumas literaturas que podem auxiliar nas experimentações como forma de melhorar o aprendizado sem destituí a teoria da prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1488_31072015233716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MICHELL SILVA ZACARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MICHELL ZACARIAS"
    "autor_email" => "francisco.michell@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11592
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 1488
    "titulo" => "AULA DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO: REALIDADE NO COTIDIANO DE DUAS ESCOLAS DO BREJO PARAIBANO"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na disciplina de Química em sala de aula e verificar as concepções dos alunos sobre a realização de experimentos no ensino de Química e sua influência no aprendizado perpassando algumas concepções que os alunos possuem a respeito do tema “Experimentação no Ensino de Química”, além de apresentar algumas dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação ao ensino desta disciplina, e a necessidade de desenvolver atividades experimentais como forma de melhorar o aprendizado. Sabe-se que atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas. Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da realidade de duas escolas públicas estaduais do ensino médio, por meio de levantamento e análise bibliográfica específica e por uma pesquisa quantitativa, em seguida foi possível conhecer a situação das escolas estudadas quanto à existência do laboratório de ciências e sobre a motivação dos alunos do referido tema. Em posse dos resultados, foi recomendado aos docentes, métodos para ajudá-los no desenvolvimento do ensino de Química citando, por exemplo, algumas literaturas que podem auxiliar nas experimentações como forma de melhorar o aprendizado sem destituí a teoria da prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA12_ID1488_31072015233716.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MICHELL SILVA ZACARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MICHELL ZACARIAS"
    "autor_email" => "francisco.michell@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na disciplina de Química em sala de aula e verificar as concepções dos alunos sobre a realização de experimentos no ensino de Química e sua influência no aprendizado perpassando algumas concepções que os alunos possuem a respeito do tema “Experimentação no Ensino de Química”, além de apresentar algumas dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação ao ensino desta disciplina, e a necessidade de desenvolver atividades experimentais como forma de melhorar o aprendizado. Sabe-se que atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas. Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da realidade de duas escolas públicas estaduais do ensino médio, por meio de levantamento e análise bibliográfica específica e por uma pesquisa quantitativa, em seguida foi possível conhecer a situação das escolas estudadas quanto à existência do laboratório de ciências e sobre a motivação dos alunos do referido tema. Em posse dos resultados, foi recomendado aos docentes, métodos para ajudá-los no desenvolvimento do ensino de Química citando, por exemplo, algumas literaturas que podem auxiliar nas experimentações como forma de melhorar o aprendizado sem destituí a teoria da prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.