A presente pesquisa tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas na disciplina de Química em sala de aula e verificar as concepções dos alunos sobre a realização de experimentos no ensino de Química e sua influência no aprendizado perpassando algumas concepções que os alunos possuem a respeito do tema “Experimentação no Ensino de Química”, além de apresentar algumas dificuldades no aprendizado dos alunos do ensino médio em relação ao ensino desta disciplina, e a necessidade de desenvolver atividades experimentais como forma de melhorar o aprendizado. Sabe-se que atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, fica por isso muito difícil aprendê-la sem a realização de atividades práticas. Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da realidade de duas escolas públicas estaduais do ensino médio, por meio de levantamento e análise bibliográfica específica e por uma pesquisa quantitativa, em seguida foi possível conhecer a situação das escolas estudadas quanto à existência do laboratório de ciências e sobre a motivação dos alunos do referido tema. Em posse dos resultados, foi recomendado aos docentes, métodos para ajudá-los no desenvolvimento do ensino de Química citando, por exemplo, algumas literaturas que podem auxiliar nas experimentações como forma de melhorar o aprendizado sem destituí a teoria da prática.