Tem-se discutido, cada vez mais, sobre a importância de propostas que valorizem os cursos de licenciatura. E o governo federal tem demonstrado reconhecimento da necessidade de melhoramento do sistema educacional brasileiro através da implantação de programas que promovam qualidade de ensino. Dentre eles, está o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Sabendo disso, pretendemos, neste artigo, discutir sobre: (i) a formação de professores e (ii) o reconhecimento da relevância do PIBID de Letras (Inglês) na formação inicial docente por meio de análises de reflexões de graduandos que são membros do subprojeto. Para isso, baseamo-nos nos pressupostos teóricos de Perrenoud (2002), Dewey (2008), Celani (2009), entre outros. Os autores mencionados no artigo revelam preocupação com o método tradicional que ainda tem sido aplicado em sala de aula e a maneira mecânica como as aulas ainda têm sido ministradas, pois não conseguem suprir, muitas vezes, as necessidades educacionais. Os resultados apontam para um olhar mais amplo e otimista do professor em formação em relação ao ensino-aprendizagem e à realidade social, levando-nos a perceber a importância da monitoria e dos momentos de reflexão sobre as experiências de observação em sala de aula proporcionados pelo programa.