Mesmo diante de uma sociedade moderna que prioriza o uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas, percebe-se ainda um elevado consumo de papel o que acaba contribuindo diretamente para a degradação do meio ambiente, uma vez que, a fabricação do papel depende da derrubada de árvores. Deste modo, visando amenizar o desperdício do papel propôs-se estimular a sua reciclagem no âmbito escolar como forma de incentivo a preservação do meio ambiente. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo incentivar a educação ambiental no espaço escolar através da reciclagem do papel. Além disso, teve o intuito de explicar aos estudantes a importância da reciclagem na escola e também em suas residências, mostrar a composição química dos papéis e conscientizar os estudantes a respeito do desperdício de papel. Nesta perspectiva, a atividade proposta foi realizada com uma turma de 2º ano da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, sendo dividida em quatro momentos, no qual o primeiro momento consistiu em um levantamento bibliográfico acerca do tema a ser trabalhado. O segundo momento foi constituído de uma aula expositiva e dialogada com os estudantes onde foram explorados os materiais recicláveis, a composição química dos papéis, os processos de reciclagem industrial e artesanal e as vantagens da reciclagem de papéis. Já o terceiro momento correspondeu à confecção de coletores que foram colocados em duas salas de aula para coleta dos papéis usados pelos alunos, esses coletores foram confeccionados a partir de caixas de papelão e cartolina guache na cor azul que é a cor utilizada para identificar os coletores de papel. O quarto momento foi o processo de coleta e produção artesanal do papel reciclado, esse consistiu no recorte, trituração e separação da pasta de celulose dos papéis, sendo este último realizado com o auxílio de uma tela. Dessa forma, a atividade desenvolvida proporcionou uma grande interação entre os estudantes envolvidos, visto que o tema abordado vem sendo cada vez mais discutido no meio social. Com isso, foi possível constatar a necessidade de introduzir atividades socioculturais nas aulas do ensino médio, em especial nas aulas de Química, buscando aproximar os estudantes da realidade vivida pela sociedade.