Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DOS JOGOS DE INTELIGÊNCIA E DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS NA FORMAÇÃO E NAS AULAS DOS ALUNOS DE FUTSAL

Palavra-chaves: ALUNOS, COORDENAÇÃO MOTORA, JOGOS DE INTELIGêNCIA Pôster (PO) A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11514
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DOS JOGOS DE INTELIGÊNCIA E DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS NA FORMAÇÃO E NAS AULAS DOS ALUNOS DE FUTSAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância da utilização de jogos de inteligência e das Capacidades Coordenativas nas aulas de Educação Física, em particular com a modalidade futsal. Muitos imaginam que para formar um aluno em atleta de futsal basta apenas executarmos atividades repetitivas que com isso o mesmo serão formados, contando claro com o “dom” que veio com os mesmo ao nascer. Mas esse tipo de pensamento ou trabalho não está sendo mais aceito nas aulas do futsal atual, pois esta prática esportiva é formada de várias outras qualidades que devem ser levados em conta, como: aprendizagem cognitiva, motora e afetiva. Necessita-se observar o nível de desenvolvimento que os alunos encontram-se relacionados à maturação, aprendizagem e também a faixa etária dos mesmos. Desta forma precisamos fazer com os alunos pensem durante as atividades propostas para a sua pratica, pois as dificuldades cognitivas vão fazer com os mesmo desenvolvam cada vez mais. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo principal a realização da prática esportiva do futsal em instituições escolares para formação de alunos dentro das aulas de Educação Física na prática do futsal, através de jogos cognitivos e capacidades coordenativas oferecidas para os alunos. Torna-se necessário ressaltar que neste trabalho não procuramos entender a quadra como sendo o único local apropriado e reservado para as aulas de futsal, mas procuramos observá-la e analisá-la como um dos locais que são mais frequentados e utilizados pelos professores e alunos desta modalidade durante a realização de suas atividades durante as práticas, principalmente no futsal. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. Foram utilizados para coletas de dados, artigos e livros de professores e treinadores que se dedicam ao estudo e desenvolvimento do futsal e que são também relacionados à Educação Física, bem como, foi feita a análise de alguns artigos, e utilizados para a sugestão e implantação dos jogos cognitivos dentro das aulas de futsal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, COORDENAÇÃO MOTORA, JOGOS DE INTELIGêNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID379_22032015195937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME AMORIM DE MORAES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME AMORIM"
    "autor_email" => "guibagage@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SÃO LUIZ DE FRANÇA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11514
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DOS JOGOS DE INTELIGÊNCIA E DAS CAPACIDADES COORDENATIVAS NA FORMAÇÃO E NAS AULAS DOS ALUNOS DE FUTSAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância da utilização de jogos de inteligência e das Capacidades Coordenativas nas aulas de Educação Física, em particular com a modalidade futsal. Muitos imaginam que para formar um aluno em atleta de futsal basta apenas executarmos atividades repetitivas que com isso o mesmo serão formados, contando claro com o “dom” que veio com os mesmo ao nascer. Mas esse tipo de pensamento ou trabalho não está sendo mais aceito nas aulas do futsal atual, pois esta prática esportiva é formada de várias outras qualidades que devem ser levados em conta, como: aprendizagem cognitiva, motora e afetiva. Necessita-se observar o nível de desenvolvimento que os alunos encontram-se relacionados à maturação, aprendizagem e também a faixa etária dos mesmos. Desta forma precisamos fazer com os alunos pensem durante as atividades propostas para a sua pratica, pois as dificuldades cognitivas vão fazer com os mesmo desenvolvam cada vez mais. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo principal a realização da prática esportiva do futsal em instituições escolares para formação de alunos dentro das aulas de Educação Física na prática do futsal, através de jogos cognitivos e capacidades coordenativas oferecidas para os alunos. Torna-se necessário ressaltar que neste trabalho não procuramos entender a quadra como sendo o único local apropriado e reservado para as aulas de futsal, mas procuramos observá-la e analisá-la como um dos locais que são mais frequentados e utilizados pelos professores e alunos desta modalidade durante a realização de suas atividades durante as práticas, principalmente no futsal. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. Foram utilizados para coletas de dados, artigos e livros de professores e treinadores que se dedicam ao estudo e desenvolvimento do futsal e que são também relacionados à Educação Física, bem como, foi feita a análise de alguns artigos, e utilizados para a sugestão e implantação dos jogos cognitivos dentro das aulas de futsal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, COORDENAÇÃO MOTORA, JOGOS DE INTELIGêNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA2_ID379_22032015195937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME AMORIM DE MORAES CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME AMORIM"
    "autor_email" => "guibagage@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SÃO LUIZ DE FRANÇA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância da utilização de jogos de inteligência e das Capacidades Coordenativas nas aulas de Educação Física, em particular com a modalidade futsal. Muitos imaginam que para formar um aluno em atleta de futsal basta apenas executarmos atividades repetitivas que com isso o mesmo serão formados, contando claro com o “dom” que veio com os mesmo ao nascer. Mas esse tipo de pensamento ou trabalho não está sendo mais aceito nas aulas do futsal atual, pois esta prática esportiva é formada de várias outras qualidades que devem ser levados em conta, como: aprendizagem cognitiva, motora e afetiva. Necessita-se observar o nível de desenvolvimento que os alunos encontram-se relacionados à maturação, aprendizagem e também a faixa etária dos mesmos. Desta forma precisamos fazer com os alunos pensem durante as atividades propostas para a sua pratica, pois as dificuldades cognitivas vão fazer com os mesmo desenvolvam cada vez mais. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo principal a realização da prática esportiva do futsal em instituições escolares para formação de alunos dentro das aulas de Educação Física na prática do futsal, através de jogos cognitivos e capacidades coordenativas oferecidas para os alunos. Torna-se necessário ressaltar que neste trabalho não procuramos entender a quadra como sendo o único local apropriado e reservado para as aulas de futsal, mas procuramos observá-la e analisá-la como um dos locais que são mais frequentados e utilizados pelos professores e alunos desta modalidade durante a realização de suas atividades durante as práticas, principalmente no futsal. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico. Foram utilizados para coletas de dados, artigos e livros de professores e treinadores que se dedicam ao estudo e desenvolvimento do futsal e que são também relacionados à Educação Física, bem como, foi feita a análise de alguns artigos, e utilizados para a sugestão e implantação dos jogos cognitivos dentro das aulas de futsal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.