Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR COMO META PARA PRÁTICAS E VALORES SUSTENTÁVEIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
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      A humanidade tem experimentado nesses últimos séculos um grande crescimento, tanto populacional, como no campo das ciências e das tecnologias. Ao passo que se deu esse desenvolvimento, também ocorreram mudanças na vida social e industrial, principalmente nas cidades, acarretando problemas com a produção de resíduos sólidos e gerando maior consumo dos recursos naturais. A Educação Ambiental (EA) busca estimular na sociedade o pensamento de que o ser humano está introduzido no próprio meio. No Brasil, a EA envolve um leque de dimensões, não apenas voltando-se à proteção e uso sustentável dos bens naturais. Esta parcela da Educação se torna mais que um seguimento, ela se torna complexa e completa. Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental seria o meio escolar. Mas atividades precisam extrapolar o âmbito educacional e promover aprendizado na vida como um todo. No nosso País a EA assume uma concepção mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas, incorporando a proposta de construção de sociedades sustentáveis. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em questões como a do meio ambiente, devido às intempéries naturais que têm acontecido nas últimas décadas.\r\n
      A EA deve ocorrer como um processo interdisciplinar participativo permanente, para estimular uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de observar a origem e a evolução de problemas ambientais. Não deve ficar reduzida a ações localizadas, mas sim, de uma forma contínua, a produzir resultados.
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A humanidade tem experimentado nesses últimos séculos um grande crescimento, tanto populacional, como no campo das ciências e das tecnologias. Ao passo que se deu esse desenvolvimento, também ocorreram mudanças na vida social e industrial, principalmente nas cidades, acarretando problemas com a produção de resíduos sólidos e gerando maior consumo dos recursos naturais. A Educação Ambiental (EA) busca estimular na sociedade o pensamento de que o ser humano está introduzido no próprio meio. No Brasil, a EA envolve um leque de dimensões, não apenas voltando-se à proteção e uso sustentável dos bens naturais. Esta parcela da Educação se torna mais que um seguimento, ela se torna complexa e completa. Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental seria o meio escolar. Mas atividades precisam extrapolar o âmbito educacional e promover aprendizado na vida como um todo. No nosso País a EA assume uma concepção mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas, incorporando a proposta de construção de sociedades sustentáveis. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em questões como a do meio ambiente, devido às intempéries naturais que têm acontecido nas últimas décadas. A EA deve ocorrer como um processo interdisciplinar participativo permanente, para estimular uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de observar a origem e a evolução de problemas ambientais. Não deve ficar reduzida a ações localizadas, mas sim, de uma forma contínua, a produzir resultados.

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