O ensino básico no Brasil tem dado vários sinais de que há muitos hiatos no processo ensino- aprendizagem no qual, os educadores, especialmente os que trabalham com a disciplina Biologia têm muito à engenheirar, para atingir a meta, desenvolver um melhor trabalho. Nesse contexto, as aulas de laboratório podem potencializar o interesse dos alunos pelo ensino de Biologia, promovendo a aprendizagem com qualidade. Esse trabalho foi desenvolvido na E. E. E. F e Médio, Félix Araújo, durante o mês de setembro de 2014, com seis (seis) turmas de ensino médio, turno tarde, totalizando 181 alunos de faixa etária entre 14 e 18 anos. (O trabalho foi dividido em três etapas: I) preparação e execução de dois momentos experimentais no laboratório da escola, II) realização de atividade avaliativa formal (prova) abordando os conteúdos pontuados na proposta e III) aplicação de questionário de avaliação do projeto junto ao aluno. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com foco na percepção do aluno sobre a intervenção pedagógica apresentada. Os resultados obtidos são indicativos de que, o aluno avalia com criticidade o processo pedagógico no qual está inserido e que, a utilização de aulas práticas no laboratório que extrapolem as tradicionais exposições dialogadas, são importantes para melhoria qualitativa do ensino de Biologia.