Este trabalho parte de experiências vivenciadas durante o período do estágio supervisionado I, do curso Letras Língua Portuguesa, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Nosso principal objetivo é refletir sobre o papel da mediação pedagógica na formação do gosto e do hábito da leitura, através do uso da literatura de cordel em sala de aula. Iremos também relatar como ocorreu o processo de mediação em aulas desenvolvidas na fase de regência do Estágio. Nosso corpus de pesquisa se constitui de aulas de Língua Portuguesa, ministradas nas turmas do 7º e 8º ano da educação jovens e adultos (EJA), em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Pau dos ferros-RN. Temos como principais aportes teóricos, Coracini (2005), que discorre sobre concepções de leitura, Antunes (2003) que discute a prática de leitura sob uma perspectiva interacionista, Moura e Martins (2012), que tratam da leitura e mediação, e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997). Acreditamos na relevância do nosso trabalho, pois, cada vez mais devemos pensar em desenvolver um trabalho voltado para a prática de leitura em que esta passe a ser importante tanto no contexto escolar, quanto social do indivíduo. Assim, podemos dizer que obtivemos um resultado satisfatório, pois percebemos que, na realização das atividades, os alunos demonstraram interesse pelos momentos de leitura e realizaram as atividades propostas, com compromisso e dedicação. Do mesmo modo, foi possível desenvolver um trabalho bastante significativo no tocante a formação leitora do aluno, através da mediação.