RESUMO
O presente trabalho é um relato de experiência com base na aplicabilidade do gênero textual Piada como instrumento de ensino e aprendizagem da língua inglesa com objetivo de acompanhar o desenvolvimento das habilidades orais (listening e speaking skills) ao utilizar a estratégia da dramatização das piadas, facilitando a compreensão e interpretação textual, bem como promovendo o desenvolvimento crítico-reflexivo e criativo do aluno. A aprendizagem se torna mais prazerosa uma vez que os aspectos lúdicos são utilizados, tornando viável a abordagem de diversos assuntos e contribuindo para a aquisição do inglês como língua estrangeira. Nossa metodologia foi desenvolvida a partir de gravações audiovisuais dos alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio realizando as dramatizações das piadas em uma escola pública na cidade de Guarabira-PB em aulas direcionadas ao PIBID/UEPB (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do subprojeto Inglês do Campus III no qual a autora do presente artigo atua como supervisora.. Os resultados obtidos evidenciam que o uso das habilidades orais no contexto escolar, aumenta a percepção da fala do aluno sendo também responsável por seu desenvolvimento linguístico-cognitivo fazendo com que os professores percebam a importância de se trabalhar com tal atividade.