Considerando as dificuldades enquanto educador e até mesmo dos familiares em lidar com comportamentos agressivos e inesperados das crianças, despertou-me a necessidade de compreender e refletir sobre estratégias assertivas que norteassem a minha atuação na unidade de ensino a qual estou inserido. Com isso o objetivo deste ensaio teórico foi explicar o conceito de inteligência emocional, sua definição e significado, para entender quais estratégias podem ser utilizadas pelos professores e instituições educacionais. Promovendo uma educação afetiva e emocional com foco na primeira infância. Analisando o desenvolvimento emocional desde o início da vida, permitindo identificar propostas que ajudem os participantes a desenvolver melhor as habilidades afetivas dos pequenos. efetuou-se que se a abordagem emocional começar cedo, as crianças tende a tornar-se adultos mais responsáveis e consciente, o'que se faz necessário trabalhar a inteligência emocional tanto na família quanto no ambiente educacional. Uma atividade é apresentada para ajudar as crianças a entender e gerenciar suas emoções.