Esta pesquisa parte das diversas lacunas observadas no processo de formação de professores de licenciatura que em suas graduações não conhecem um amplo repertório de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis, mesmo com a implementação de marcos legais que garantem a obrigatoriedade, na educação básica, de temas referentes à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Com base nessa ausência, escolheu-se a obra História da Preta (1998), de Heloísa Pires Lima, direcionado à faixa etária de 9 a 11 anos. Em nossa proposta, pretendeu-se abordar este livro para um público adulto, de professores em formação, a fim de construir repertório de textos literários e discutir sobre as construções identitárias de pessoas negras, pois a narradora do livro se identifica como Preta. A pesquisa apresenta uma proposta de trabalho sistematizada, voltada a um público adulto, desenvolvida em três fases: reconhecimento da urgência em se abordar relações étnico-raciais na escola, leitura coletiva do livro e produção escrita, oral e visual interagindo com o texto. O referencial teórico metodológico ancora-se nas categorias de letramento literário, dimensões ensináveis e educação para as relações étnico-raciais com foco para o antirracismo. O resultado é a construção de uma proposta de leitura e discussão a partir de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis que pode ser bastante eficaz em contextos pedagógicos.