Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIAS DA PRETA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa parte das diversas lacunas observadas no processo de formação de professores de licenciatura que em suas graduações não conhecem um amplo repertório de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis, mesmo com a implementação de marcos legais que garantem a obrigatoriedade, na educação básica, de temas referentes à história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Com base nessa ausência, escolheu-se a obra História da Preta (1998), de Heloísa Pires Lima, direcionado à faixa etária de 9 a 11 anos. Em nossa proposta, pretendeu-se abordar este livro para um público adulto, de professores em formação, a fim de construir repertório de textos literários e discutir sobre as construções identitárias de pessoas negras, pois a narradora do livro se identifica como Preta. A pesquisa apresenta uma proposta de trabalho sistematizada, voltada a um público adulto, desenvolvida em três fases: reconhecimento da urgência em se abordar relações étnico-raciais na escola, leitura coletiva do livro e produção escrita, oral e visual interagindo com o texto. O referencial teórico metodológico ancora-se nas categorias de letramento literário, dimensões ensináveis e educação para as relações étnico-raciais com foco para o antirracismo. O resultado é a construção de uma proposta de leitura e discussão a partir de textos literários afro-brasileiros infanto-juvenis que pode ser bastante eficaz em contextos pedagógicos.

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