A ciência desempenha um papel crucial na formação do conhecimento e no desenvolvimento social, tecnológico e econômico. No entanto, avanços científicos complexos criam barreiras que dificultam a compreensão e o acesso às informações do público. A divulgação científica surge como uma resposta a essa lacuna, buscando tornar o conhecimento mais acessível e compreensível. No cenário tecnológico, a inteligência artificial pode ser considerada como ferramenta potencialmente revolucionária. O fato da IA estar associada à ciência da computação e a análise e processamento de grande volume de dados, a torna capaz de ofertar novas formas de comunicação e acessibilidade. Apesar disso, é necessário refletir criticamente sobre o impacto social da IA, especialmente quando relacionada ao volume e a qualidade de informações. A digitalização e a midiatização da ciência têm transformado significativamente as práticas acadêmicas e os processos educativos. Esta revolução comunicacional pode promover uma mudança paradigmática na forma como o conhecimento é gerado e disseminado. Divulgar ciência para a sociedade é mais do que simplificar informações complexas; é discutir a democratização das informações e a instrumentalização destes conhecimentos no cotidiano. Considerando que a aplicação da IA envolve não apenas a integração da tecnologia na sociedade, mas também a necessidade de embasamento reflexivo, capaz de garantir seu uso responsável, esta pesquisa tem por objetivo promover uma discussão teórica sobre as temáticas ‘divulgação científica’ e ‘inteligência artificial’, considerando como eixo o papel da ciência na sociedade. A pesquisa está em desenvolvimento com natureza qualitativa. Utilizou-se como recurso o levantamento bibliográfico. Esta técnica é capaz de oferecer uma visão geral do tema, potencializando a identificação de lacunas e de avanços condizentes com a discussão. Entre os resultados, incluem a reflexão sobre a forma como a IA pode melhorar a acessibilidade e compreensão do conhecimento científico e a percepção pública da ciência na democratização do conhecimento.