Este trabalho é fruto das vivências no Estágio de Docência na Educação Infantil, no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. Tem como objetivo relatar a experiência de estágio vivenciada no ano de 2023, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Castanhal-PA, com ênfase em um projeto executado na própria escola que nomearemos ficticiamente como Y e que visa trazer a valorização da cultura regional do Estado do Pará, bem como do município de Castanhal. Diante do exposto, o presente trabalho foi desenvolvido com base no Paradigma Qualitativo e utiliza como método o Estudo de Caso. Foram realizadas procedimentos descritivos através da aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados, que contou com a participação de quatro professoras da educação infantil que atuam na escola pesquisada. Além disso, para embasar cientificamente a pesquisa, foi utilizado o levantamento bibliográfico em livros físicos e digitais, revistas períodocas, plataformas digitais como o Google acadêmico e Scielo. Destarte, os resultados apontam que a execução deste projeto na escola contribui para a participação familiar no ambiente escolar e considera a criança sujeito social e principal participante na execução das atividades propostas, proporcionando conhecimentos regionais a respeito da cultura do Estado e da cidade na qual está inserida.