O presente estudo retrata um recorte contextual no âmbito da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEd da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em especial, acerca da atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais – TAE das Unidades Institucionais e Acadêmicas da UFRN, no que diz respeito à avaliação institucional via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e as suas relações estabelecidas nesse macro processo de ensino-aprendizagem. Tendo a investigação como objetivo geral compreender, à luz da Teoria das Representações Sociais, os sentidos atribuídos por esses profissionais das Assessorias das Unidades Institucionais e Acadêmicas da UFRN à avaliação via Sinaes no âmbito do processo de ensino-aprendizagem; destacado aspectos relevantes tocantes à atuação e formação dos mesmos. O referencial teórico-metodológico tem base em autores como Moscovici, Augé e Bourdieu, dentre outros; com realização de entrevistas e da Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP. Como resultado, sinaliza que o sentido atribuído, em sua essência, a priori, é o de atendimento a um marco legal, visto que não há uma representação social consistente no tocante à avaliação em si mesma e, sim, um discurso circulante e/ou de um profissional da área de educação.