O artigo discute minha participação na disciplina Avaliação e Gestão de Programas Educacionais, na linha de avaliação da Universidade Federal do Ceará – UFC, abordando o impacto e a importância do programa de extensão "Ciência para Todos" no contexto do semiárido. A avaliação de um programa, possibilita identificar áreas que estão funcionando bem e aquelas que precisam de melhorias, sendo fundamental para orientar o processo e auxiliar na tomada de decisões através de uma política de ação bem definida. O referencial teórico-metodológico utilizado envolve testes referenciados a critério, que comparam o desempenho dos estudantes com padrões predefinidos de conhecimento e habilidades. Esse método é essencial para identificar áreas de maior e menor proficiência dos estudantes, permitindo a elaboração de intervenções pedagógicas direcionadas para melhorar o aprendizado. Os principais resultados destacam que a diversidade socioeconômica e cultural dos estudantes pode influenciar os resultados das avaliações, sendo importante considerar essas diferenças na interpretação dos dados. Ademais, a disseminação clara e acessível dos resultados é vital para que gestores, professores, estudantes e famílias possam utilizar as informações de maneira eficaz na tomada de decisões educacionais, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficiente.