Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UEFS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁXIS CURRICULAR E PEDAGÓGICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados da curricularização da extensão na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, com estudantes da Graduação em Direito, por meio da disciplina optativa CHF417 - Metodologia para a prática da Pesquisa e da Extensão, e da Área Metodologia do Trabalho Científico, cujo objetivo é promover atividades de extensão no cerne do currículo em interação com a sociedade, articulando-as ao ensino e à pesquisa, com a intenção de produzir impactos na formação do discente e na transformação social. Numa perspectiva qualitativa e exploratória, buscar-se-á relatar a experiência da disciplina inédita ofertada durante o primeiro semestre de 2024, envolvendo as etapas de conhecimento do campo da extensão, a elaboração do plano da ação extensionista, a sua execução e a reflexão/registro dos resultados, alinhadas às pesquisas bibliográfica e documental sobre os temas sociais. O fluxo para a implementação desta disciplina ocorreu mediante elaboração de minuta de resolução pelo colegiado de Direito, adequação no projeto pedagógico do curso e encaminhamento à Câmara de Graduação para avaliação e publicação da resolução, seguido de registro no sistema acadêmico, conforme a Instrução Normativa n. 01/2022 – Curricularização da Extensão (UEFS). As práticas extensionistas foram desenvolvidas na universidade e em escolas do município de Feira de Santana, por meio de palestras, oficinas e rodas de conversa, e possibilitou maior aproximação com os grandes desafios socioeducacionais da realidade brasileira, articulando o tripé do ensino-pesquisa-extensão, com interação dialógica entre as comunidades interna e externa, com ênfase no protagonismo estudantil e na promoção da interdisciplinariedade a partir de temáticas sociais. Por fim, permitiu a articulação teórico-prática, voltada para aquisição de habilidades sociais e comunicativas, alinhadas à concepção de curricularização da extensão defendida e praticada na UEFS.

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