A formação de professores representa um dos pilares essenciais para o desenvolvimento e elevação da qualidade da educação. Esse processo tem seu início durante a formação inicial docente, a partir da integração entre teoria e prática vivenciada em diferentes ambientes de ensino. Nesse cenário, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) emergem como protagonistas no processo de formação e prática docente. Ambos os programas objetivam elevar a formação prática dos licenciados e promover a sua inserção no ambiente escolar. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do PIBID e do PRP na formação de professores de Matemática no Instituto Federal de Educação do Ceará, a partir da percepção dos licenciandos quanto às suas motivações, desafios e experiências enquanto bolsistas. Como metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa foram aplicados questionários utilizando o Google Forms, contendo cinco perguntas. Essa abordagem permitiu alcançar 13 bolsistas, sendo 7 do PRP e 6 do PIBID. Os temas destacados pelos licenciandos indicam que a sua participação no programa proporcionou uma experiência prática, desenvolvimento profissional e incentivo às pesquisas e produções acadêmicas. Os desafios evidenciados foram: as dificuldades de repassar os conhecimentos, a timidez, nervosismo e os desafios de deslocamento até a escola campo. Quanto às experiências marcantes vivenciadas durante, foram relatados: contato com os alunos e a observação do seu desenvolvimento por meio das monitorias e regências. Os licenciandos também deixaram sugestões e recomendações de melhorias nos programas, destacando: ampliação das escolas, compartilhamento de experiências entre os programas e aumento de vagas. Em suma, os programas PIBID e PRP desempenham um papel fundamental na preparação dos futuros professores, proporcionando uma experiência prática enriquecedora e preparando-os para os desafios da docência em Matemática.