CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DOS CANTOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114820 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8490 "inscrito_id" => 20678 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DOS CANTOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I (em Gestão) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no segundo bimestre de 2023. Ao longo dessa prática foi desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado “A atuação da gestão escolar diante do fracasso escolar em uma escola dos anos iniciais, situada na periferia do município de Campina Grande/PB”, objetivando compreender a forma como a instituição lidava com esse fracasso. Nesta produção, expresso minhas marcas, observações e sentimentos das vivências que senti no percurso do estágio desenvolvido na escola dos cantos, ou seja, expresso minha experiência norteada por um estudo de caso de cunho qualitativo segundo Bogdan e Biklen (1994), e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017). É um trabalho que leva em consideração a subjetividade presente no que vem a ser percebido pela experiência segundo a percepção de Larrosa (2002). Assim, apresenta a estreita relação que foi sendo articulada entre a indissociabilidade da teoria e a prática envolvendo a formação de professores dos anos iniciais. Como desfecho é possível considerar que foram interiorizados saberes e aprendizados que me fizeram enxergar a escola como um ambiente que não se restringe a disseminação do conhecimento e que os diferentes elementos que a compõe configuram um papel importante para alternar o que vem a ser entendido como fracasso (destino) da criança com baixo rendimento acadêmico, logo os espaços (cantos) passam a adquirir uma nova lucidez." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20678_TB8490_27102024211756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLÊYSON BARBOSA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "José Clêyson" "autor_email" => "cleysonclehh@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114820 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8490 "inscrito_id" => 20678 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA DOS CANTOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I (em Gestão) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no segundo bimestre de 2023. Ao longo dessa prática foi desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado “A atuação da gestão escolar diante do fracasso escolar em uma escola dos anos iniciais, situada na periferia do município de Campina Grande/PB”, objetivando compreender a forma como a instituição lidava com esse fracasso. Nesta produção, expresso minhas marcas, observações e sentimentos das vivências que senti no percurso do estágio desenvolvido na escola dos cantos, ou seja, expresso minha experiência norteada por um estudo de caso de cunho qualitativo segundo Bogdan e Biklen (1994), e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017). É um trabalho que leva em consideração a subjetividade presente no que vem a ser percebido pela experiência segundo a percepção de Larrosa (2002). Assim, apresenta a estreita relação que foi sendo articulada entre a indissociabilidade da teoria e a prática envolvendo a formação de professores dos anos iniciais. Como desfecho é possível considerar que foram interiorizados saberes e aprendizados que me fizeram enxergar a escola como um ambiente que não se restringe a disseminação do conhecimento e que os diferentes elementos que a compõe configuram um papel importante para alternar o que vem a ser entendido como fracasso (destino) da criança com baixo rendimento acadêmico, logo os espaços (cantos) passam a adquirir uma nova lucidez." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20678_TB8490_27102024211756.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLÊYSON BARBOSA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "José Clêyson" "autor_email" => "cleysonclehh@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }