Este trabalho apresenta um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório I (em Gestão) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no segundo bimestre de 2023. Ao longo dessa prática foi desenvolvido o projeto de pesquisa intitulado “A atuação da gestão escolar diante do fracasso escolar em uma escola dos anos iniciais, situada na periferia do município de Campina Grande/PB”, objetivando compreender a forma como a instituição lidava com esse fracasso. Nesta produção, expresso minhas marcas, observações e sentimentos das vivências que senti no percurso do estágio desenvolvido na escola dos cantos, ou seja, expresso minha experiência norteada por um estudo de caso de cunho qualitativo segundo Bogdan e Biklen (1994), e exploratória segundo Marconi e Lakatos (2017). É um trabalho que leva em consideração a subjetividade presente no que vem a ser percebido pela experiência segundo a percepção de Larrosa (2002). Assim, apresenta a estreita relação que foi sendo articulada entre a indissociabilidade da teoria e a prática envolvendo a formação de professores dos anos iniciais. Como desfecho é possível considerar que foram interiorizados saberes e aprendizados que me fizeram enxergar a escola como um ambiente que não se restringe a disseminação do conhecimento e que os diferentes elementos que a compõe configuram um papel importante para alternar o que vem a ser entendido como fracasso (destino) da criança com baixo rendimento acadêmico, logo os espaços (cantos) passam a adquirir uma nova lucidez.