Este trabalho é fruto de uma investigação desenvolvida com o propósito de examinar os efeitos do discurso da tecnociência presentes na educação matemática praticada na disciplina de Matemática e nas disciplinas técnicas do curso Técnico em Agropecuária do IFRS-Sertão (RS). Os aportes teóricos que dão sustentação à analítica empreendida no trabalho advêm, principalmente, das noções de Michel Foucault e seus comentadores. Como também, das ideias de Ludwig Wittgenstein, que correspondem ao que é conhecido como período tardio de sua obra. O material de pesquisa foi produzido a partir de entrevistas com egressos do curso - da década de 1980 e da atualidade - documentos institucionais e materiais escolares (cadernos e avaliações da disciplina de Matemática dos dois momentos estudados). O exercício analítico sobre esse material possibilitou concluir que: nas últimas três décadas, a lista de conteúdos da disciplina de Matemática não se alterou, a educação matemática da disciplina Matemática manteve sua abordagem abstrata e formal, e a educação matemática presente nas disciplinas técnicas alinhou-se com o discurso da tecnociência, incluindo recursos tecnológicos. Além disso, os sujeitos da pesquisa assumem como verdade que a matemática é importante por ser a ciência com características capazes de contribuir para o desenvolvimento da abstração, da memória, do raciocínio lógico, etc.