Nas últimas décadas do século XX, concomitante com as reformas educacionais, vários estudos destacam a formação e a profissionalização docente como primordiais para a melhoria da qualidade de ensino. Isso, entretanto, implica gestão, ações e políticas a serem discutidas com professores, alunos e sociedade em geral. Diante deste fato é elementar que políticas públicas sejam implementadas para a formação de professores. Seguindo nessa direção, esse artigo tem como questão central compreender a Política de Formação de Professores para a Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular, trazendo para discussão a sua importância para o processo da formação docente, tendo como referência a BNCC-Formação, instituída em 2019, enquanto política pública de formação de professores e reformulação dos cursos de pedagogia e das licenciaturas em todo país. Este trabalho é oriundo das análises e reflexões realizadas na disciplina obrigatória do mestrado acadêmico, “Estado e Política Educacional”, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGEUFMA). Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfico-documental a partir do documento. Como resultado dessa investigação, concluiu-se que este dispositivo legal é um documento técnico e que foi elaborado por uma lógica empresarial de educação, recuperando a formação de competências e habilidades, como concepção orientadora, predominante nas políticas curriculares da década de 1990. Palavras chave: Política Educacional, BNCC, Formação Docente.