A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos que por algum motivo, não conseguiram concluir os seus estudos na idade certa. A EJA possui uma longa história de luta, desvalorização e precarização, contudo, destacamos a sua relevância por ser uma forma de oportunizar a integração do indivíduo no meio social, político e cultural a qual ele está inserido. Este trabalho tem como objetivo compreender, a partir das vivências e memória de uma professora que lecionou em uma turma de EJA durante os anos de 2008 à 2011, como ocorriam as aulas e quais percepções esta tinha acerca da EJA. Como aporte teórico utilizou-se autores como: Alves, 2021; Fartes, 2009; Freire, 1979; Freire, 1987; Leite, 2016; Lódi, 2021; Pereira, Dulcinéia; Pereira, Eduardo, 2010; Ribas, 2012; Siqueira, 2023; Soares, 2016; Strelhow, 2010; Souza, 2019; Vasconcelos, 1999; Zanella, 2011. Possuindo como fundamentação discussões sobre o contexto histórico da EJA, assim como, o processo de formação dos professores que atuam com essa modalidade de ensino. Para o alcance desse objetivo, utilizaremos de uma entrevista semiestruturada visando coletar as informações necessárias que nos possibilitem analisar como era desenvolvido o ensino de jovens e adultos naquela época. Concluímos percebendo a visão que permeava o ensino de uma educação que tinha como intuito a decodificação e codificação da linguagem.