A Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI) tem um papel fundamental no processo educativo das pessoas que dela participa. No entanto, o contexto histórico da EJA era voltado para atender um público mais maduro, mas na atualidade esses sujeitos compõem-se mais juvenializados. Desta forma, o rejuvenescimento desses alunos, acarreta o fenômeno denominado “juvenilização da EJA” que se refere ao ingresso crescente de um grupo mais jovem, dentro da modalidade de ensino que antes, tinha em maior quantidade o número de adultos. O objetivo deste artigo é compreender as motivações que levam os jovens a abandonarem o ensino regular tão cedo e inserirem-se na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI), tendo como campo de estudo, uma escola que oferta essa modalidade de ensino. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, explorando estudos científicos, livros e documentos educacionais. A revisão permitiu a coleta e análise de informações sobre as causas que levam jovens cada vez mais novos a essa modalidade, sendo fatores como gravidez na adolescência, ingresso precoce no mercado de trabalho, o ingresso no mundo do crime, a defasagem idade-série e a possibilidade de acelerar os estudos. Os resultados desta pesquisa indicam a importância de refletir sobre suas trajetórias e motivações para que façam uma ligação de vida enquanto pessoas, enquanto seres humanos e enquanto sujeitos transformadores da realidade social ao qual fazem parte. É importante destacar ainda que a recorrência desses alunos mais jovens não elimina a existência de adultos e idosos ao qual fazem parte na EJAI. Mas ressalta-se que a recorrência da juvenilização apresenta novos desafios e possibilidades para esse ensino, uma vez que desejamos não somente abertura do ensino, mas fazer com que seja de qualidade, promovendo a permanência e sucesso dos educandos aos quais dela fazem parte.