O presente trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades da promoção significativa da aprendizagem a partir da interação dos estudantes com os conhecimentos teóricos sobre circuitos elétricos em laboratório virtual. Tal objetivo é operacionalizado mediante análise dos conhecimentos teóricos construídos sobre associação de resistores em série e misto em um circuito elétrico; verificação da interação entre os conhecimentos teóricos e a construção prática de circuitos em simulador online; e reflexão sobre o uso de laboratório virtual para o ensino de ciências. Para isso, foi realizada uma intervenção com estudantes do ensino fundamental anos finais da Escola Municipal Dr. Morais Rêgo localizada na cidade de Altinho no agreste pernambucano. Nesta intervenção, além da aula teórica, foi proposto um estudo dirigido, o qual buscava levantar reflexões sobre os conceitos abordados na aula apresentada, com a finalidade de evidenciar e constatar os conceitos que fundamentam a associação de resistores em circuitos em série, paralelo e misto em práticas de laboratório virtual através do aplicativo Tinkercad. Como resultado, tais práticas se mostram influentes ao explorar as habilidades dos estudantes da educação básica, a qual potencializa a efetivação da aprendizagem e associação da teoria e prática. O aplicativo, desenvolve um ótimo papel como instrumento de prática experimental, criando um ambiente de sala virtual que possibilita explorar conceitos, com baixo custo. Diante disso, a possibilidade de uma contextualização no ensino de Ciências é mais evidente, à medida que são exploradas as habilidades dos indivíduos com atividades diversas.