A educação em tempo integral é uma realidade crescente na educação Brasileira. Compreendida unanimamente como direito de todos, caminho estratégico para cidadania, entendido também, como parte crucial no contexto das transformações político-sociais do País. Revela-se como tarefa de grande porte político e também financeiro, requerendo tratamento de política de Estado e regime de colaboração entre os entes federados na garantia da fomentação dessa política pública. Diante dessa expansão de oferta de escolas em tempo integral, algumas questões merecem atenção nesse contexto de ampla oferta de escola em tempo integral no estado do Espírito Santo, tentaremos destacar algumas questões pertinentes para o referido estudo, ancorados na experiência do Sistema Municipal de Educação de Pinheiros/ES, localizado no extremo norte do estado, no sentido de ampliar as possíveis discussões e de forma alguma limitar e esgotar as possibilidades de estudos e compreensões em relação ao objeto de estudo proposto nesta discussão. Utilizando a metodologia de cunho qualitativo, com abordagem bibliográfica, e ainda, em produção e análise de dados obtidos em campo. Este texto busca discutir a formação de professores no contexto da ampliação do tempo e dos espaços escolares em busca da melhoria da qualidade do ensino por meio de uma educação em tempo integral, destacando as contribuições teóricas de Tardif (2010), Elias (1994), Certeau (2002), Cavalieri (2009, 2014), Moll (2012), apreende-se que a formação dos professores precisa ser atravessada bem como a sua atuação nas escolas em tempo integral, por renovação e elevação da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas.