Este projeto investiga o uso de inteligência artificial (IA) para criar um sistema adaptativo de ensino de matemática cujo foco é personalizar o aprendizado para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Design integrado ao ensino médio do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Inserido nas atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMA) e na Fábrica de Inovação da Matemática, o projeto busca melhorar o desempenho acadêmico e promover um ambiente educacional dinâmico e eficaz. A base teórica do projeto destaca a importância da educação matemática para o desenvolvimento crítico e científico dos alunos. A IA é vista como uma ferramenta poderosa para inovar no ensino, criando ambientes de aprendizagem mais interativos e adaptados às necessidades individuais dos estudantes. A metodologia qualitativa adotada inclui revisão bibliográfica, desenvolvimento de um sistema adaptativo, aplicação piloto, coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, e análise de conteúdo. Esse enfoque permite uma compreensão profunda da eficácia e percepção do sistema por parte dos usuários. Embora os resultados definitivos ainda estejam pendentes devido à fase inicial do projeto, as expectativas são positivas. Espera-se que a implementação do sistema adaptativo promova uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e incentive a participação dos alunos. Os dados coletados e analisados deverão fornecer insights valiosos sobre os benefícios e desafios de aplicar IA na educação, especialmente na personalização do ensino e seu impacto nas práticas pedagógicas. A pesquisa visa contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e adaptadas às necessidades contemporâneas dos estudantes, guiando futuras políticas públicas para uma integração ética e eficaz da IA na educação matemática.