A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ADAPTATIVO NO CURSO DE DESIGN DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114432 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7930 "inscrito_id" => 19661 "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ADAPTATIVO NO CURSO DE DESIGN DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA." "resumo" => "Este projeto investiga o uso de inteligência artificial (IA) para criar um sistema adaptativo de ensino de matemática cujo foco é personalizar o aprendizado para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Design integrado ao ensino médio do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Inserido nas atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMA) e na Fábrica de Inovação da Matemática, o projeto busca melhorar o desempenho acadêmico e promover um ambiente educacional dinâmico e eficaz. A base teórica do projeto destaca a importância da educação matemática para o desenvolvimento crítico e científico dos alunos. A IA é vista como uma ferramenta poderosa para inovar no ensino, criando ambientes de aprendizagem mais interativos e adaptados às necessidades individuais dos estudantes. A metodologia qualitativa adotada inclui revisão bibliográfica, desenvolvimento de um sistema adaptativo, aplicação piloto, coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, e análise de conteúdo. Esse enfoque permite uma compreensão profunda da eficácia e percepção do sistema por parte dos usuários. Embora os resultados definitivos ainda estejam pendentes devido à fase inicial do projeto, as expectativas são positivas. Espera-se que a implementação do sistema adaptativo promova uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e incentive a participação dos alunos. Os dados coletados e analisados deverão fornecer insights valiosos sobre os benefícios e desafios de aplicar IA na educação, especialmente na personalização do ensino e seu impacto nas práticas pedagógicas. A pesquisa visa contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e adaptadas às necessidades contemporâneas dos estudantes, guiando futuras políticas públicas para uma integração ética e eficaz da IA na educação matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19661_TB7930_27102024095529.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE BOAZ COSTA LEITE" "autor_nome_curto" => "Naiane Boaz" "autor_email" => "naianeboaz@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114432 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7930 "inscrito_id" => 19661 "titulo" => "A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A PERSONALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA ADAPTATIVO NO CURSO DE DESIGN DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMA." "resumo" => "Este projeto investiga o uso de inteligência artificial (IA) para criar um sistema adaptativo de ensino de matemática cujo foco é personalizar o aprendizado para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos do curso de Design integrado ao ensino médio do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo. Inserido nas atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMA) e na Fábrica de Inovação da Matemática, o projeto busca melhorar o desempenho acadêmico e promover um ambiente educacional dinâmico e eficaz. A base teórica do projeto destaca a importância da educação matemática para o desenvolvimento crítico e científico dos alunos. A IA é vista como uma ferramenta poderosa para inovar no ensino, criando ambientes de aprendizagem mais interativos e adaptados às necessidades individuais dos estudantes. A metodologia qualitativa adotada inclui revisão bibliográfica, desenvolvimento de um sistema adaptativo, aplicação piloto, coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, e análise de conteúdo. Esse enfoque permite uma compreensão profunda da eficácia e percepção do sistema por parte dos usuários. Embora os resultados definitivos ainda estejam pendentes devido à fase inicial do projeto, as expectativas são positivas. Espera-se que a implementação do sistema adaptativo promova uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos e incentive a participação dos alunos. Os dados coletados e analisados deverão fornecer insights valiosos sobre os benefícios e desafios de aplicar IA na educação, especialmente na personalização do ensino e seu impacto nas práticas pedagógicas. A pesquisa visa contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e adaptadas às necessidades contemporâneas dos estudantes, guiando futuras políticas públicas para uma integração ética e eficaz da IA na educação matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19661_TB7930_27102024095529.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE BOAZ COSTA LEITE" "autor_nome_curto" => "Naiane Boaz" "autor_email" => "naianeboaz@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }