Indivíduos com deficiência frequentemente carregam o peso de um estigma que sugere que as limitações impostas por suas características pessoais são meramente questões individuais, porém, na visão sócio-antropológica da deficiência essas limitações se mostram na sociedade, na ausência de formas de acessibilidade ou adaptações que atenuem ou extingam esses desafios, nesse sentido, existem leis que garantem o direito ao acesso desses indivíduos, assim, com essas pessoas em diversos espaços sociais, a produção acadêmica de conhecimento científico se torna importante instrumento para garantia desses direitos, portanto, com o presente recorte de um Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito do curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) colocamos o desafios de buscar a partir de critérios científicos, como tem se dado essa produção no âmbito dos cursos de graduação e mestrado na UFSCar, tendo como objetivo apresentar o levantamento realizado dos cursos de graduação e mestrado da UFSCar, bem como produções, que constam no repositório da UFSCar e que tratam da temática acessibilidade e inclusão para responder a questão central: Os cursos de graduação e Mestrado, da UFSCar, têm desenvolvido pesquisas com temas da educação especial? A pesquisa caracteriza-se como qualitativa feita no site do Repositório de Trabalhos Acadêmicos da UFSCar estabelecendo critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos trabalhos a serem analisados, realizando uma revisão sistemática, além disso uma busca pelos cursos de graduação e mestrado foi realizada no site da pró-reitoria de graduação da UFSCar. Essa análise revelou que apenas uma pequena fração de pesquisadores da UFSCar têm realizado pesquisas relacionados à Educação Especial, um tema imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser fundamental para proporcionar inclusão e autonomia a pessoas com deficiência. Portanto, ainda é preciso haver maior divulgação e incentivo a esse tipo de pesquisa.