Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional e tem como objetivo analisar uma prática com projeto didático interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Fundamenta-se em estudos de letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática e práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática no 1º ano do ensino fundamental, recorrendo a Moretti e Souza (2015), Monteiro e Soares (2014), Machado (1993), dentre outros Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, que utiliza a dados quantitativos como auxiliares nas análises. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na área urbana de Parauapebas, sudeste do Pará. Como instrumentos de produção de dados empregou-se os diagnósticos inicial, processual e de verificação de aprendizagens e o projeto didático “letramento matemático e em língua materna por meio de cantigas de roda”, que após realizado, permitiu evidenciar que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda.